C. E. Padre Manuel da Nóbrega
Disciplina: História
Professora: Vera Lúcia Mendonça Mamede
Turma: 1004 (1º ano - Formação Geral).
Aula ministrada em 19 de agosto de 2011
TEMA: AS RELAÇÕES COMERCIAIS E CULTURAIS ENTRE AFRICANOS E EUROPEUS
NO CONTEXTO DO CAPITALISMO MERCANTILISTA.
1. Questões abordadas:
- A diversidade política e cultural da África no momento precedente à Expansão Marítima;
- Relações comerciais e culturais entre africanos e europeus;
- O tráfico negreiro e a escravidão em terras brasileiras;
- Vida de escravo: cotidiano, trabalho, sexualidade, revoltas e resistências.
2. Objetivos:
- Compreensão da importância do elemento negro na formação da sociedade brasileira.
- Reflexão sobre a cultura brasileira contemporânea e sua diversidade étnica a partir de uma visão
livre de preconceitos.
3. Recursos utilizados:
- Explicação de texto e discussão do tema.
- Declamação (com fundo musical) Poema “O Navio Negreiro” de Castro Alves – faixa 9 CD –
Maria Bethânia MaXXImum – SONY & BMG.
- Caracterização de uma escrava: roupas e acessórios usados pela professora.
4. Avaliação de resultados da aula.
- Participação dos alunos com perguntas e debate.
- Teste marcado para a semana seguinte.
5. Observações da professora:
A música usada como instrumento didático propicia a discussão sobre o tema apresentado, de forma lúdica, apresentando, também, um caráter interdisciplinar pois estimula a busca do significado dos termos desconhecidos.
O uso de roupas características da época aguça o visual, gerando curiosidade sobre o cotidiano do objeto de estudo.
6. Referência Bibliográfica:
COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. 8ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.
LOVEJOY, Paul E. A escravidão na África: uma história de suas transformações. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2002.
SCHMIDT, M. A. M. S. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. In:
BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
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