Páginas do Blog

Aula: AS RELAÇÕES COMERCIAIS E CULTURAIS ENTRE AFRICANOS E EUROPEUS NO CONTEXTO DO CAPITALISMO MERCANTILISTA.

C. E. Padre Manuel da Nóbrega 

Disciplina: História


Professora: Vera Lúcia Mendonça Mamede

Turma: 1004 (1º ano - Formação Geral).

Aula ministrada em 19 de agosto de 2011



TEMA: AS RELAÇÕES COMERCIAIS E CULTURAIS ENTRE AFRICANOS E EUROPEUS
NO CONTEXTO DO CAPITALISMO MERCANTILISTA.


1. Questões abordadas:

- A diversidade política e cultural da África no momento precedente à Expansão Marítima;
- Relações comerciais e culturais entre africanos e europeus;
- O tráfico negreiro e a escravidão em terras brasileiras;
- Vida de escravo: cotidiano, trabalho, sexualidade, revoltas e resistências.

2. Objetivos:

- Compreensão da importância do elemento negro na formação da sociedade brasileira.
- Reflexão sobre a cultura brasileira contemporânea e sua diversidade étnica a partir de uma visão
livre de preconceitos.

3. Recursos utilizados:

- Explicação de texto e discussão do tema.
- Declamação (com fundo musical) Poema “O Navio Negreiro” de Castro Alves – faixa 9 CD –
Maria Bethânia MaXXImum – SONY & BMG.
- Caracterização de uma escrava: roupas e acessórios usados pela professora.

4. Avaliação de resultados da aula.

- Participação dos alunos com perguntas e debate.
- Teste marcado para a semana seguinte.

5. Observações da professora:

A música usada como instrumento didático propicia a discussão sobre o tema apresentado, de forma lúdica, apresentando, também, um caráter interdisciplinar pois estimula a busca do significado dos termos desconhecidos.
O uso de roupas características da época aguça o visual, gerando curiosidade sobre o cotidiano do objeto de estudo.

6. Referência Bibliográfica:

COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. 8ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.
LOVEJOY, Paul E. A escravidão na África: uma história de suas transformações. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2002.
SCHMIDT, M. A. M. S. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. In:
BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.


Nenhum comentário:

Postar um comentário