Páginas do Blog

A INTERNET É UM LUGAR DE AUTORIA OU DE PLÁGIO?

Atividade apresentada no curso de Especialização em Tecnologias em Educação pela PUC/Rio

A INTERNET É UM LUGAR DE AUTORIA OU DE PLÁGIO?




A internet viabilizou a difusão da informação em tempo real, possibilitando ao leitor selecionar o conteúdo a ser lido para que o organize e estruture de acordo com a sua necessidade, além da produção individual ou coletiva de documentos utilizando a variedade de ferramentas de autoria disponíveis .

Na atualidade, as novas tecnologias motivam os alunos, cabendo ao professor, no contexto da sala de aula, apropriar-se das ferramentas da web 2.0 em sua prática pedagógica para que esta não se torne obsoleta. De acordo com Pedro Demo “ o docente que apenas transmite a informação através da aula instrucionista está com os dias contados, porque o mundo virtual vai substituí-lo com vantagem. No entanto, o professor maiêutico, envolvido com a aprendizagem profunda do aluno na condição de orientador e avaliador, além de motivador, é, a rigor, insubstituível.”

Em contrapartida à produção individual e coletiva, sob a égide da “lei do menor esforço”, muitos usuários utilizam a “técnica” do Ctrl + C , Ctrl + V apropriando-se indevidamente da autoria de obras disponibilizadas on line. A cópia indiscriminada compromete a criatividade e a construção do conhecimento baseado na autonomia/autoria.

Destarte, Pedro Demo pontua que “entre tantos desafios está o de educar o estudante para pesquisar e elaborar na internet, não plagiar. A tentação de plágio é enorme, também porque, em ambiente instrucionista, plágio é a regra. Mais que proibir, ameaçar, invectivar, é fundamental cuidar que os estudantes aprendam a pesquisar e a elaborar com

maior desenvoltura, fazendo da internet a plataforma mais à mão do manejo crítico e autocrítico da informação. Produzir conhecimento com autonomia é o grande mote, porque este tipo de autoria condensa, em grande medida, as habilidades do século XXI.”

É preciso coibir a prática do plágio, que é um crime, orientando os alunos na prática da pesquisa e conscientizando-os que a internet é, além de entretenimento, um espaço de autoria e colaborativo onde o conhecimento é compartilhado de forma a potencializar a aprendizagem .



Referência Bibliográfica

DEMO, Pedro, Habilidades do Século XXI, Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 34, n.2, maio/ago. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário